terça-feira, 28 de julho de 2015

Primeiro Perrengue - IKEA

O primeiro perrengue na Gringa, a gente nunca esquece!

Como eu já havia comentado, nós relocamos um pequeno (minúsculo) estúdio em Downtown de um casal de brasileiros - prática muito comum por aqui, eles alugaram por 1 ano mas, precisaram sair antes de vencer o contrato, e nós assumimos a responsabilidade do aluguel perante a administradora do prédio. E para nossa alegria, (sqn) esse estúdio é unfurnished, ou seja sem móveis.

Outra coisa comum por aqui é que os imóveis já vem com as instalações de cozinha e eletrodomésticos como fogão, geladeira e as vezes até com maquina de lavar louças (nosso caso). Então, só precisávamos comprar alguns móveis como: cama, uma mesa e duas cadeiras.

Aí eu tive uma idéia genial de comprar estes móveis pelo website do IKEA (a mais famosa de loja de móveis por aqui, tipo uma Tok&Stok - tem os preços ok!) do Brasil mesmo e pedir para entregar em nosso endereço canadense perto da nossa data de chegada...

Tudo parecia ocorrer da melhor maneira possível. Fizemos nosso cadastro no website, colocamos nosso endereço daqui, selecionei o cartão de crédito internacional para pagamento e colocamos o numero de telefone de um amigo daqui, pois só aceitava numero de telefone canadense o qual não tínhamos (e ainda não temos!)

Escolhemos nossos móveis - os mais baratinhos possíveis - e pagamos a facada do frete: 99 canadian dolls... fazer o que né? - Só entrega, sem montagem!!

A primeira notícia não tão boa: só havia data disponível para entrega para quase 1 semana depois de nossa chegada.

O que fazer?? Ou enfrentávamos o chão duro ou pagávamos um hotel por 1 semana... Hotel petfriendly não é a coisa mais fácil de encontrar. No fim, pedimos para que a ex-locatária emprestasse o sofá-cama pra gente, enquanto esperávamos a entrega do IKEA.

E assim começamos nossos primeiros dias (noites) por aqui, dormindo num sofá-cama gentilmente emprestado por uma brasileira! E para dizer bem a verdade, o sofá-cama era bem confortável!! O que não era muito confortável era almoçar sentada no chão com o prato no colo. Maaaassss, ok... estávamos super aberto às mudanças...

Pois bem, os dias foram passando... recebemos um e-mail de confirmação do IKEA dizendo que nossa entrega estava programada para o primeiro sábado após nossa chegada, a partir das 13hs.

Uebaaaaa!! Fiquei super ansiosa para receber nossas coisinhas, nos programamos para nem sairmos de casa esse dia!! Cada movimentação ou barulho diferente já íamos para a janela conferir...

Segunda notícia não tão boa: Após passarmos o sábado inteiro esperando, recebemos um e-mail dizendo que a entrega não foi realizada porque não tinha ninguém em casa para receber. Whaaaaaaat?????? Como assim???? E aí começa nosso Perrengue canadense!

Descobrimos que os entregadores ligaram para o número de telefone que usamos em nosso cadastro, ou seja o número do nosso amigo, que por acaso não atendeu a ligação, ao invés de tocarem nosso buzzer (campainha). Como nosso amigo não atendeu, eles entenderam que não tinha ninguém em casa. Para mim não faz nenhum sentido isso... mas, beleza... vai ver é o costume daqui... bora fazer um novo agendamento.

Entro no website do IKEA para reagendar a entrega - confesso que fiquei bem frustrada - e adivinha?? Não dá para reagendar pelo website. O Contact deles no site é horrível, tipo eletrônico. Tentei pelo e-mail e a resposta automática dizia que só responderiam na Segunda-feira. Mandei e-mail para a empresa que faz a entrega (uma terceirizada do IKEA), eles responderam no mesmo instante, mas disseram que o agendamento deveria ser feito via telefone para o IKEA.

Telefone????? Gente, ninguém faz nada se não tiver telefone por aqui... eu ficando indignada!! Até no Brasil voce consegue fazer tudo pela internet...

O jeito era desencanar e aguardar a Segunda feira mesmo...

Recebemos o e-mail do IKEA na Segunda. Adivinha: "Voce deve ligar para o numero tal para reagendar"... impressionante, precisávamos de um telefone. Não estava em nossos planos adquirir plano de telefone por aqui, não tão cedo...

Aí descobrimos um Aplicativo que faz ligação para qualquer número canadense via internet Magic Jack. E segunda feira começou nossa saga... eu ligo e o atendimento é eletrônico... eu gastei todinho meu inglês para entender, juro! Fora a paciência para ouvir tudo em inglês e depois em francês... valha me... Ai quando finalmente consegui falar com um ser humano, me passaram para outro departamento... e toda vez que chegava nesse departamento, a ligação ficava horrível e caia... isso aconteceu pelo menos umas 4x até eu conseguir reagendar a entrega para 1 semana depois. Pensei muito mesmo em cancelar a compra, mas só de pensar no processo de cancelamento, doia meu estomago. Sério, fiquei muuuuito estressada!!
Juro que fiquei bem decepcionada com o atendimento, nesse quesito acho que o Atendimento ao consumidor no Brasil - pelo menos as poucas vezes que precisei - foi bem eficiente comparando com o Canadense... 

Mas, enfim... consegui pedir Pelamordedeus para que tocassem a campainha quando chegassem ao invés de ligarem para o telefone do nosso amigo!!! Cara, difícil se fazer entender com meu ingleisinho chumbrega...

Na verdade, no dia da segunda entrega, passamos quase o dia todo na calçada esperando o bendito do caminhão! kkk. E depois o resto dia, passamos montando os móveis!! Mas, já com o coração aliviado...

Pelo menos agora, temos nossa mini-casa completinha!!



;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário